quinta-feira, 25 de junho de 2009

Praticando o exercício da cidadania e da democracia

No dia 09 de junho de 2009, a escola construiu um marco histórico na educação do Estado do Pará, com a eleição direta para direção.

O processo de eleição direta para direção da escola, educa a todos os atores, direção, coordenação, docentes, pessoal de apoio e discentes para exercer a cidadania por meio do sufrágio. O uso da urna eletronica, coloca a disposição de todos o domínio das tecnologias de comunicação e informação.
As eleições diretas materializa o compromisso ético, no instante em que os atores sociais se colocam à disposição para exercer a gestão da instituição pública com a participação popular servindo de eixo fundamental para a transformação da realidade da escola pública.
Formar o futuro eleitor é compromisso da escola, estimulando-o a refletir e exercer por meio do voto a sua vontade. Com a eleição direta, todos assumem o dever de transformar a escola e consequentemente a sociedade. Nossos alunos participaram com êxito neste momento histórico.
No dia 09 de junho de 2009, a escola legimitou a vontade popular por meio da eleição direta, elegendo como diretora a Professora Glória Viegas, e para a vice direção, o professor Otávio Valente e a pedagoga Sandra Peck.
Parabéns a todos que participaram desse momento histórico!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Sexta Cultural da Escola Edgar Pinheiro Porto

No dia 28/05/09, a partir das 15:00h, teve início a II Sexta Cultural da EEEFM Edgar Pinheiro Porto, com a participação da comunidade, direção, equipe pedagógica, professores e alunos.


A sexta cultural é um dia letivo na escola que proporciona o fortalecimento da interação social entre todos os atores sociais que vivenciam o espaço escolar, com atividades artísticas, culturais, destinadas ao desenvolvimento do ser humano, estímulo a criatividade, e a expressão do pensamento por meio da arte, da música, da dança, e da capacidade de reconhecer e conviver com o outro e suas diferenças.




A construção do texto é um momento que pode ser desenvolvido com o auxilio de imagens, e esta metodologia no ensino da lingua portuguesa tem sido implementada com sucesso na escola, estimulando os alunos a expressar sua criatividade, expor ideias, por meio de poesias, e outras formas de produção textual.




O professor de lingua portuguesa e bacharel em direito Roberto, palestrando sobre as competencias do trabalho do advogado e as opções de mercado de trabalho, no momento cultural destinado a orientação profissional aos alunos do ensino fundamental e médio. queremos nossos alunos na universidade, e esta proposta perpassa pela orientação da profissão.


A EEEFM Edgar Pinheiro Porto funciona na área periférica da cidade de Belém (bairro da Condor), no entanto, a gestão participativa e comprometida com a transformação da realidade social é um dos pilares que fundamentam a proposta pedagogica. A presença da diretora na escola, é um referencial para a qualidade do ensino.